Detran PE IPVA

O Detran PE IPVA é uma quantia paga a fim de que o seu veículo possa estar em dia quanto à documentação e transitar por todo estado de Pernambuco e vias do Brasil sem nenhum problema.

É de grande vantagem que esse tributo seja pago anualmente de forma correta, evitando assim o ganho de pontos na Carteira de Habilitação, multas e taxas adicionais.

Quais as suas dúvidas sobre o IPVA PE? Hoje, trataremos do tema de forma detalhada, para que possamos suprir todas elas.

Afinal, sabendo as informações necessárias, você poderá efetuar o pagamento e entender tudo aquilo que precisa sobre o automóvel, de maneira prática e objetiva.

Os assuntos tratados serão:

  • Detran PE IPVA: como consultar
  • Detran PE IPVA: consulta por placa
  • Detran PE IPVA: agendamento
  • Detran PE IPVA: atrasado
  • Detran PE IPVA: como pagar
  • Detran PE IPVA: boleto
  • Detran PE IPVA: Sefaz
  • Detran PE IPVA: moto

Continue conosco e saiba tudo o que deseja sobre o IPVA PE!

Detran PE IPVA


Detran PE IPVA consulta

A consulta a respeito do Detran PE IPVA é totalmente eficiente e prática, sem sair da comodidade de sua casa. Veja só que facilidade!

Por meio do site é possível saber várias informações sobre o veículo, como datas de pagamento, valores e emissão do boleto bancário.

Para isso, siga o passo a passo abaixo:

Passo 1: Acesse o site do Detran de Pernambuco, clicando aqui.

Passo 2: Após abrir a página, clique em Veículo e digite o número da placa.

Passo 3: Depois de ter feito isso, selecione a opção Consultar.

Passo 4: Se estiver tudo correto, automaticamente abrirá a página de consulta, onde você poderá se informar a respeito do IPVA do seu automóvel.


Detran PE IPVA consulta por placa

Como dito anteriormente, a consulta específica sobre o seu veículo é feita através do site do Detran PE IPVA, colocando o número da placa e clicando em Consultar.

Este método facilita a busca, pois colocando a placa do seu veículo individualmente será possível ter acesso a tudo sobre ele, inclusive ao IPVA atual, caso tenha atrasos, multas e taxas.

Ou seja, é fácil e rápido saber sobre tudo a respeito do IPVA de Pernambuco!


Detran PE IPVA agendamento

Desde 2014, o Detran PE começou a exigir que todas as pessoas façam agendamento via internet para serem atendidas presencialmente em assuntos relacionados a automóveis e carteira de habilitação.

Vale ressaltar que esses atendimentos ocorrem nas Ciretrans, em postos avançados dos shoppings do estado e também na sede do Detran de Pernambuco.

Depois de ter agendado o atendimento, o contribuinte precisa chegar ao local com antecedência de 15 minutos, tendo em mãos o RG e o comprovante impresso (emitido pelo site ao finalizar o agendamento).

Para facilitar ainda mais, em 2019 o Detran PE lançou o aplicativo Detran Mais Fácil, o qual é disponibilizado para quem precisa fazer consultas e marcações – até então só era possível fazer isso por meio do site.

Agora, através do app também dá para modificar dados do dono do automóvel, fazer reabilitação e averbação de carteira de outro estado do país para Pernambuco, consultar pontuação da CNH, ver o dossiê completo do veículo e conferir alertas das pendências que o condutor possuir.

Além do mais, o aplicativo é vinculado ao Google Maps. Isso traz ainda mais facilidade, já que os condutores conseguem, por exemplo, saber onde estão localizados os pontos de atendimento do Detran PE e outras questões relacionadas a isso.


Detran PE IPVA atrasado

Desde o ano de 2015, os proprietários de automóveis receberam uma nova oportunidade relacionada ao pagamento atrasado do Detran PE IPVA, para que não tenham problemas com o Detran.

Para isso, entretanto, é necessário imprimir o boleto emitido pelo site oficial do Detran PE, na sede do órgão ou nas unidades supracitadas.

Depois de quitar a dívida, agende para retirar o licenciamento (CRLV) no local que for melhor para você.


Detran PE IPVA como pagar

Pagar efetuar o pagamento do Detran PE IPVA, o contribuinte deve levar a guia de recolhimento (emitida pelo site do Detran PE).

As agências disponíveis para o pagamento do tributo são:

  • Banco Itaú;
  • Banco Santander;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Lotéricas que possuam convênio com a Caixa.

Lembrando que o pagamento à vista possui desconto de 7% do valor.


Detran PE IPVA boleto

Como já mencionado, o boleto é emitido pelo site oficial do Detran PE IPVA, após a consulta (como ensinamos no primeiro tópico).

Lembre-se de que você deve estar com o número do CPF ou CNPJ do dono do veículo em mãos para a realização da consulta, certo?


Detran PE IPVA Sefaz

No site da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco, você obtém todas as informações que necessita saber a respeito do IPVA do seu automóvel.

No entanto, caso surjam mais questões, pode também procurar pelas sedes do Detran PE.

De qualquer forma, não se esqueça de fazer o agendamento prévio antes de procurar o departamento da Gerência de IPVA, também feito através do site da Sefaz.

Como fazer o agendamento:

  • Após entrar na página, clique em “Agende seu atendimento”;
  • Vá em IPVA;
  • Escolha “Atendimento agendamento IPVA”.

Detran PE IPVA Sefaz


Detran PE IPVA moto

O Detran PE IPVA, assim como de todas as regiões, exige o pagamento para todos os tipos de automóveis, inclusive as motos.

O acesso acontece da mesma forma que ensinamos, assim como emissão de boleto e pagamento. Lembrando que o IPVA mais barato é o das motocicletas. Sorte dos motociclistas!

Conseguiu entender então como funciona o Detran PE IPVA? Se tiver mais alguma dúvida é só deixar aqui nos comentários.

Detran-PE

O Detran-PE é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.